Comunicado Diocesano: sobre a reabertura das Igrejas

COMUNICADO DIOCESANO

Aos reverendos sacerdotes, às religiosas, aos amados fiéis desta querida Diocese de Barreiras – BA.

No dia 28 de abril, eu, Pe. Manoel Aparecido, Administrador Diocesano, reuni-me com os Padres da cidade de Barreiras para decidirmos sobre a reabertura das nossas Igrejas Paroquiais. Após esta reunião ficou definido, que possivelmente abriríamos nossas Igrejas a partir do dia 24 de maio de 2020. Eventualmente, se não surgisse novos casos positivos do COVID-19 em Barreiras. Todavia, recentemente surgiram novos casos confirmados de pessoas infectadas com o COVID-19. Tendo em vista, o único objetivo de não expor nossos fiéis ao perigo, zelando pela saúde e bem-estar de todos, achamos por bem, continuar sem as celebrações com a presença do povo de Deus. Contudo, as nossas Missas permanecerão sendo transmitidas pelas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube), bem como incentivamos a assistir aos diversos canais de TV católicos.

Ressaltamos que continuam SUSPENSAS todas as atividades pastorais que promovam aglomerações de pessoas em todo o território da Diocese de Barreiras, tais como citadas no COMUNICADO DIOCESANO do dia 18 de março de 2020.

Aos sacerdotes, lembramos que celebrem diariamente a Santa Missa, conforme o cânon 904 do Código de Direito Canônico, o qual nos recorda o valor dessa celebração como ato de Cristo e da Igreja, e que consiste no centro vital do ministério sacerdotal. Se possível, sejam transmitidas pelas mídias.

Às religiosas e aos fiéis, pedimos que sem perder a esperança do Senhor, reforcem suas orações pessoais, em família, como Igreja doméstica, e realizem a Leitura Orante da Palavra de Deus, acompanhem nas mídias e os momentos de orações ligados à devoção pessoal.

Estejamos atentos às orientações emitidas pelas Secretarias de Saúde dos diversos municípios que compõem a Diocese de Barreiras, acerca das ações preventivas contra a pandemia do COVID-19, para que consigamos conter a transmissão do vírus, observando a fielmente todos os protocolos definidos pelas autoridades sanitárias.

Portanto, continuemos unidos em oração uns pelos outros pedindo ao Senhor dos Aflitos que nos proteja de todos males da pandemia. São João Batista, rogai por nós.

Barreiras, 16 de maio de 2020.

Padre Manoel Aparecido da Silva
Administrador Diocesano