Dom Josafá conclui visita pastoral a Paróquia de Brejolândia

De 2 à 6 de Setembro, Dom Josafá visitou a Paróquia Senhora Sant’Ana em Brejolândia. Foram 5 dias de uma intensa programação, na qual o bispo de Barreiras celebrou missas, dispersou sacramentos, visitou os enfermos, as comunidades rurais, as escolas, as famílias, os postos de saúde e hospital, se encontrou com as autoridades civis e se reuniu com o povo de Deus, escutando e aconselhando. Cumprindo assim, a palavra de Jesus: ‘Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. MC 16,15-20
Das cidades que compõe o Vicariato II, Dom Josafá já visitou Angical, Cristópolis, Baianópolis, Cotegipe e Wanderley. Este ano ele visitará ainda a cidade de Tabocas, fechando assim as visitas pastorais do Vicariato II.
“A visita pastoral é uma das formas, corroborada pela experiência dos séculos, com a qual o Bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os outros membros do Povo de Deus. É uma ocasião de reavivar as energias dos obreiros evangélicos, de os louvar, encorajar e consolar, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa. A visita permite-lhe, além disso, avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização, para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”. Trata-se, portanto, de uma ação pastoral do Bispo, concretizando seu ministério apostólico de ser fundamento da comunhão visível da Igreja Particular, assegurando e confirmando na fé o povo a ele confiado.   Diretório para o ministério pastoral dos bispos Apostolorum Sucessores, parágrafos 220 a 224.