Fé e Devoção: Romaria do Senhor dos Aflitos 2019

Milhares de devotos participaram da Romaria do Cantinho do Senhor dos Aflitos em Barreiras. A tradição da visita à imagem do Senhor dos Aflitos mobiliza todos os anos milhares de pessoas no povoado da zona rural do município do oeste.

Com o tema “Senhor dos Aflitos, Redentor do Homem, 40 anos abençoando o povo de Barreiras e da região”. Ainda na noite do dia 1º de julho, na Catedral de São João Batista, os devotos começaram a se concentrar na praça da Catedral. No local, foram recepcionados pelo Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes da Silva; que fez uma apresentação da Romaria do Cantinho do Senhor dos Aflitos nos 40 anos da Diocese de Barreiras.

Na sua apresentação, o bispo diocesano falou dos relatos de Dom Ricardo Weberberger (o primeiro bispo da Diocese de Barreiras) e também dos seus relatos no livro tombo sobre a festa do Cantinho. Em seguida, Dom Josafá deu a bênção para todos os romeiros, que seguiram em caminhada para o povoado do cantinho do Senhor dos Aflitos, que fica a 18km de Barreiras.

Este ano foram três carros de som que acompanharam a caminhada rumo ao Cantinho. Pe. Vernerson e Pe. Daniel foram quem conduziu e animou o povo durante a longa madrugada de peregrinação, com cânticos, orações e preces ao Senhor dos Aflitos.

Ao chegarem no povoado, os romeiros foram recebidos com a Imagem do Senhor dos Aflitos, formando uma belíssima procissão até o palco, onde foi celebrada a primeira missa da romaria no raiar do dia, às 5h da manhã, do dia 2 de julho. Ainda com muita disposição e bastante fé, os romeiros participaram da Santa Missa, que foi presidida pelo reitor do Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, Pe. Pedro Felipe, e concelebrada pelo Pe. Robervalto Soares, administrador da paróquia São Sebastião – Barreirinhas, e assistida pelos diáconos, José Ferreira e Martin Mayr .

Ás 8h, teve a missa dos devotos, presidida pelo Pe. Gleicimar Santos, administrador da paróquia de Santa Luzia – Barreiras. Em seguida, às 10h teve batizados.

Relato de um peregrino:
“Caminhar de noite com tantas pessoas, enfrentar com os outros, a emoção, o cansaço, o sono, o compromisso e comoção da chegada ao Santuário do Senhor dos Aflitos deixam um sinal dentro de cada um de nós. Me senti uma gota dentro de um rio de fé, oração e esperança” (Testemunho de um romeiro).

A fé no Senhor dos Aflitos crescem a cada ano, vários devotos já puderam presenciar e receber uma graça especial na sua vida, seja a cura de uma doença, uma conversão, a restauração da família, um emprego, são inúmeras graças alcançadas e relatadas pelos devotos, mas a principal de todas elas é a restauração da fé no Cristo Redentor do homem e Senhor de todos os aflitos.

Mais uma vez a Romaria do Cantinho foi destaque nos telejornais do estado e Nacionalmente, pela Globo News.

Com destaque para a grande número de fieis que participaram da Romaria do Senhor do Aflitos, o canal de noticias Globo News, da Rede Globo de Televisão, entrou ao vivo da estrada que dá acesso ao povoado na edição das 10h do informativo nacional, o repórter Carlos Augusto (TV Oeste) falou sobre a madrugada de devoção dos romeiros. “Todo dia 2 de julho, os devotos caminham 18 Quilômetros. E parte desse percurso, eles fazem numa estrada de terra. Muitas dessas pessoas saíram do centro da cidade de madrugada, enfrentaram o friozinho que tá fazendo aqui pra agradecer as graças alcançadas, fazer novos pedidos”, falou o repórter.

Desde as primeiras horas as equipes de reportagens acompanharam a peregrinação dos devotos do Senhor dos Aflitos, com entradas ao vivo no Jornal da Manhã (Rede Bahia), apresentado pelo Ricardo Ishmael e uma reportagem especial no Bahia Meio dia, apresentado por Jéssica Senra.

Jornal da Manhã (clique e veja)