A vida no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianey

Olá, internautas!

Venho aqui relatar um pouco da minha experiência de vida no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianey, essa graça que é colocada em nossa vida para nos preparar rumo ao sacerdócio em Cristo. A promessa de Deus é clara: “Dar-vos-ei Pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15). Basta cada um ouvir esse chamado e seguir entregando sua vocação aos cuidados do Pai.

Aqui no seminário, acordamos bem cedinho todos os dias e dirigimo-nos à capela para a Oração das Laudes, que em alguns dias é acoplada com a Missa. Ao meditarmos os salmos, pela manhã, procuramos encontrar, nessas orações bíblicas, a força para termos um dia santo. A cada oração percebemos que somos uma comunidade de fé que é feliz em seguir Jesus, por isso quer ficar bem perto dele.

O ápice de nosso encontro com Jesus Cristo é a celebração da Eucaristia, que ocorre pela manhã ou à tarde, lugar da nossa ceia, “verdadeiro alimento”, nosso “pão do céu” que dá vida e fortifica nossa vocação. Cada semana a Eucaristia é celebrada por um presbítero que compõe a equipe de formação. Enriquecedora também é a presença de Dom Washington Cruz, arcebispo metropolitano de Goiânia, que celebra conosco uma vez por semana. Sentimos a unidade nesse gesto e somos convidados a semeá-lo entre nós.

Todas as segundas e sextas-feiras, realizamos a limpeza do seminário. É importante cuidarmos bem do lugar onde moramos, a fim de que ele seja acolhedor, propicie uma boa formação e faça transparecer o cuidado e o carinho que temos com o Seminário e com as coisas de Deus, como diz o Salmista: “O zelo pela tua casa me devora” (Sl 68,10). Trabalhamos em equipe. Há um clima de colaboração e ajuda mútua no qual, mais uma vez, percebemos que somos uma família.

Os esportes são praticados também nas segundas e nas sextas-feiras, logo após a limpeza da casa. Ao praticarmos esportes, enriquecemos nosso ser com a participação do outro, exercitamos o trabalho em equipe, além de cuidarmos da saúde física e mental. Alguns jogam futebol, outros, vôlei. Há, também, os que praticam caminhadas. Vale ressaltar que quinzenalmente, nas sextas-feiras, temos o momento de recreação comunitária. É rico esse momento de partilha, pois como convivemos com pessoas de lugares e de classes sociais diferentes, a diversidade de contribuições é bem perceptível e formativa. Na dimensão pastoral-missionária, princípio unificador de todo o processo formativo,  realizamos aos finais de semanas atividades na Vila São Contellengo, que cuida de pessoas com necessidades especiais, na Chácara Maria de Nazaré, que desenvolve um trabalho com dependentes químicos e em diversas paroquias da arquidiocese, sempre impregnados pela ação e condução do Espírito de Deus.

Cinco aspectos formam o sustentáculo da vida no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianey: Espiritualidade, Vida Comunitária, Formação Acadêmica, Dimensão Humana Afetiva e Pastoral. É sobre a Formação Acadêmica que, neste momento, vamos nos deter. Temos então aulas no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, que funciona como um campus da PUC GO de segunda à sexta, das 7h30 às 12h20. O Quadro de professores é formado por padres pertencentes ao clero diocesano e ao clero religioso, por leigos e por religiosas, todos com a titulação adequada para a função que exercem. Contamos com moderna sala de estudos, com um laboratório de informática e uma biblioteca. Para se tornar padre, o seminarista deve se graduar em Filosofia e em Teologia, esses cursos são  básicos para que o sacerdote tenha uma formação inicial que seja digna do ministério que vai abraçar.

Esse caminho é a maneira que eu encontrei para melhor amar a Deus e as pessoas, servindo a todos, sem distinção, e assim chegar à santidade e ser feliz. O medo é um grande obstáculo à vivência de uma vocação madura. Muitas pessoas deixam de servir a Deus e aos irmãos renunciando a própria felicidade, porque têm medo de fracassar e de não ser compreendidas. É preciso crescer na certeza de que a obra é de Deus e, se Ele nos convida para o seu serviço, também nos dá as graças necessárias para bem realizá-las. Você já encontrou a sua Vocação?

Diác. Domingos de Souza Rodrigues