Agentes da Diocese de Barreiras se reúnem em Assembleia

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, na Casa de Retiro São Bento, foi realizada a Assembleia Diocesana de Agentes 2018. Padres, Diáconos, Religiosas, coordenadores de pastorais e movimentos se reuniram para definir as prioridades, o planejamento, o organograma e as comissões pastorais para o Ano Pastoral de 2018, dedicado aos Leigos.

No dia 23, sexta-feira, a Assembleia teve início com a Oração das Laudes feita pelo Diácono José Roberto. Em seguida o Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes, fez a saudação de abertura e Tainara Cristina da PASCOM, fez a apresentação dos agentes diocesanos. Nesse primeiro dia de Assembleia foram ministradas as seguintes palestras: Os leigos e leigas na história da Diocese de Barreiras, ministrado por Dom Josafá; A redescoberta da identidade e missão dos leigos na Igreja e na sociedade no Concílio Vaticano II (LG, AA, AG, PO, etc), ministrada pelo professor Bruno Tamancoldi; A organização dos leigos: associações, movimentos e conselhos pastorais como sujeito social (Concílio Vaticano II, CL, CDC 298 e Doc. América Latina e CNBB), ministrada pelo professor Bruno Tamancoldi. Pe. Christiano Mayr apresentou os temas para os novenários e tríduos 2018.

No fim da tarde foram realizadas reuniões por vicariato, na qual foram decididos ações a serem realizadas nos vicariatos para o Ano do Laicato. Para finalizar o primeiro dia de assembleia, todos participaram da Abertura Diocesana da Campanha da Fraternidade 2018, que foi realizada no Auditório do Memorial Dom Ricardo – Vila Dulce.

No dia 24, sábado, a assembleia teve inicio com a oração das Laudes. Após o café da manhã, foi apresentado por Divina Faria e Roseclesia Brandão algumas Indicações Pastorais para o Ano dos Leigos. Em seguida, Pe. Pedro Felipe apresentou o organograma das pastorais, movimentos e coselhos.

Por fim, foi apresentado o calendário final diocesano para o ano de 2018 e foram dados os demais avisos. A assembleia foi encerrada com a oração do Ano do Laicato e com a bênção final, dada pelo Bispo Dom Josafá.