Ano Mariano: Morre o maior teólogo sobre Maria na atualidade

Foi morto ontem, 10 de setembro, aos 99 anos, o grande teólogo mariólogo, René Laurentin.

Nasceu em Tours, na França, em 19 de outubro de 1917, filho de um arquiteto, René Laurentin, entrou no Seminário do Instituto Católico de Paris em 1934, mas interrompeu os estudos com a guerra. Foi capturado pelos alemães em 1940 na Bélgica e permaneceu cinco anos preso no campo de Oflag na Alemanha. Foi ordenado padre somente em dezembro de 1946, obtendo também o doutorado em literatura pela Soubone de Paris e em 1953, o doutorado em teologia sobre São Tomás no Instituto Católico de Paris.

Dedicou-se imediatamente à mariologia e, em 1955, aos 38 anos foi nomeado membro da Pontifícia Academia Mariana Internacional. Foi perito no Concílio Vaticano e, tornando-se um dos expoentes na redação do cap. VIII da Lume Gentium.

De Roma, durante os trabalhos do Concílio Vaticano II, escreveu vários artigos sobre o Vaticano II para o jornal francês Le Figaro.

Ele lecionou mariologia em Angers (França), Montreal (Canadá), Dayton (USA), Recife (México), Santiago do Chile e em Saigon. Alguns Bispos lhe pediram para estudar todos os casos de aparições mais importantes nas últimas décadas.

Deixa uma obra ampla de grande importância não somente para o estudo das manifestações Marianas, mas também sobre a história da espiritualidade Mariana e o aprofundamento teológico do mistério de Maria.

Escreveu sobre as aparições de Lourdes uma obra monumental e também sobre as aparições de Medjugorje e sobre o caso Vassula Ryden.

Voltar