Ao completar sete anos de falecido, Dom Ricardo será homenageado pela Prefeitura de Barreiras

O dia 17 de agosto é um dia marcante para a Diocese de Barreiras, nesta data em 2010 a Diocese se despedia do seu primeiro bispo diocesano. Dom Ricardo José Weberberger, nasceu em 05 de setembro de 1939 na cidade de Bad Leonfelden na Áustria, teve sua Ordenação Sacerdotal em 15 de julho de 1964 no Mosteiro de Kremsmünster na Áustria, como Padre Religioso da Congregação Religiosa dos Beneditinos.

Digno de muitas homenagens ao longo de seus 30 anos de pastoreio, entre elas: Título de Cidadão Barreirense, 1995; Título de Cidadão Baiano, 2004; Homenagem da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, “BRIGADA PRÍNCIPE DA BEIRA” na Amazônia, 2008; e honras do Governador da Áustria, 2009, em reconhecimento à sua missão e luta pela defesa dos direitos humanos. Recentemente a Lei n° 13.696 de 11 de janeiro de 2017, aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia denominou Dom Ricardo Weberberger o aeroporto de Barreiras.

Em respeito à memória de Dom Ricardo por ocasião da passagem dos sete anos de seu falecimento e aos relevantes serviços prestados por ele em defensa da cidadania, da educação, do meio ambiente e dos direitos humanos durante os 30 anos de seu Episcopado, o Prefeito Zito Barbosa encaminhou a Câmara Municipal de Barreiras o Projeto de Lei que denomina PARQUE MULTIUSO DOM RICARDO WEBERBERGER a área de lazer situada ao longo da Av. Eduardo Catalão em Barreirinhas. O Parque esta em fase final de conclusão e em breve será inaugurado e entregue a população.

“Estamos convicto de que homenagear Dom Ricardo é homenagear também o povo de Barreiras, da diocese e do Oeste, a quem ele serviu com absoluta dedicação e comprometimento durante toda a sua vida, Dom Ricardo foi um homem extraordinário, que nos deixou um legado de saudades e exemplos”, afirmou o prefeito Zito Barbosa.

Primeiro Bispo da Diocese de Barreiras – O Padre Ricardo chegou à Diocese de Barreiras em 24 de fevereiro de 1974 e foi ordenado bispo em 11 de julho de 1979 – Dia de São Bento, fundador de sua Congregação Religiosa no Mosteiro de Kremsmünster na Áustria. Sua posse como 1º Bispo da Diocese de Barreiras se deu no dia 26 agosto 1979, na Catedral São João Batista em celebração presidida por Dom Avelar Brandão.

Em agosto de 2009, celebrou o grande jubileu dos 30 anos da Diocese e de seu episcopado, mas foi em 17 de agosto de 2010, depois de um tratamento de câncer, que durou apenas quatro meses, que Dom Ricardo veio a falecer na Áustria. Seu corpo foi enterrado no Cemitério do Mosteiro de Kremsmünster em sua pátria natal. Dom Ricardo era Doutor em Teologia e Filosofia e adotou como Lema de seu Episcopado: (Redemptor Hominis) Redentor do Homem.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste