Apostolado da Oração realizou a sua primeira Assembleia Diocesana na Casa de Retiro São Bento – Barreiras

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, com a participação de 95 pessoas dos 45 Centros do Apostolado da Oração de toda a Diocese de Barreiras, aconteceu a 1ª Assembleia do Apostolado da Oração, sob a coordenação de Denise Maria Silva Andrade da Paróquia São Sebastião – Barreirinhas.

01

A programação constou de: Ano Mariano e suas implicações para AO, o carisma do AO, avaliação caminhada 2016 de cada um dos Centros, Normas e Diretrizes para AO, celebrações da Eucaristia, planejamento para 2017 com vários encontros de formação para os Centros a ser realizados por Vicariato e um calendário de atividades (Retiro espiritual, Aniversário dos grupos, Programação especial para Ano Mariano, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, Confraternização de fim de ano e a Assembleia 2018).

02

Entre os palestrantes, estiveram os padres Verneson e José Grigório, Ir. Sabina e Dom Josafá M. da Silva, Bispo Diocesano. Na organização das tarefas e na condução dos outros pontos da programação colaboram as zeladoras e zeladores, zelados e zeladas dos diversos Centros.

De Mansidão a Brejolândia, de um extremo a outro da Diocese, os Centros do Apostolado se fizeram receptivos na avaliação, formação, divisão das tarefas, programação 2017, animação e nas celebrações eucarísticas.

03

“O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.” (Estatutos).

04

Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias, tem uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre.

capa

Atualmente, reúne cerca de 40 milhões de membros em todo o mundo.

O primeiro Centro do Apostolado de Oração no Brasil foi fundado pelo Padre Bento Schembi no dia 30 de junho de 1867, no Recife(PE), na Igreja de Santa Cruz. A difusão em todo o Brasil depois da ação do Padre Bartolomeu Taddei fundou em Itu (SP) um núcleo do Apostolado de Oração em 1º de outubro de 1871, fundando outros centros em nível diocesano e nacional. Por este motivo, o Padre Taddei é considerado o fundador e propagador do movimento no Brasil. Foi nomeado como primeiro Diretor Nacional por ter levado o Apostolado a todos os Estados.