Bispo Dom Josafá participa da 26ª Edição do Curso para Bispos

Curso_dos_Bispos_20172_24012017135848Foto: Gustavo de Oliveira

Mais de 70 bispos de todo o Brasil estão reunindo no Rio de Janeiro para a 26ª Edição do Curso para Bispos.

Na abertura oficial do Curso Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, recordou que o programa da atualização para os bispos deste ano quer responder às exigências atuais da Igreja Católica de ser “uma igreja em saída”, seguindo o Documento de Aparecida, a Encíclica “Alegria do Evangelho” de Papa Francisco nos n. 20, 27 e 44 e as DGAE da CNBB, 2016-2019

O programa de cada dia inclui a celebração da eucaristia na Capela do Sumaré e Liturgia das Horas, conferências, debates com os palestrantes, convivência e passeio ao “AquaRio”.

Curso_dos_Bispos_20179_24012017135901Foto: Gustavo de Oliveira

Estão programadas nove conferências e os conferencistas são: Cardeal, Dom Cláudio Hummes, Ex-Prefeito da Congregação para o Clero e Presidente da Comissão Especial da CNBB para Amazônia e Cardeal, Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB; Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para Nova Evangelização, responsável pela organização do Ano da Misericórdia; Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, Secretário do Conselho Pontifício para Diálogo Inter-religioso e Vice-Prefeito da Comissão para as Relações com os mulçumanos e Mons. Eduardo Chávez Sánchez, Cônego Honorário da Basílica Nacional de Guadalupe e cofundador do Instituto Superior de Estudos Guadalupanos.

Curso_dos_Bispos_20178_24012017135859Foto: Gustavo de Oliveira

Pelo perfil dos conferencistas entende-se que se quer partir da proposta de Igreja em Saída do Papa Francisco sob a responsabilidade do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização (Dom Rino Fisichella); os desafios do diálogo inter-religioso para a evangelização, inclusive na Europa e no mundo, o diálogo com os mulçumanos (Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot); a nova evangelização no fenômeno de Guadalupe (Mons. Eduardo Chávez Sánchez); os desafios para evangelizar a Amazônia (Dom Cláudio Hummes) e as DGAE as dimensões e exigências para tornar a Igreja do Brasil missionária (Dom Sérgio da Rocha).

O Curso Anual para Bispos surgiu em 1990, quando era Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales. Dom Eusébio Sheid deu continuidade e Dom Orani está assumindo a proposta.