Carlos Alberto Breis é ordenado Bispo Coadjutor da Diocese de Juazeiro-BA

frei

A Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista, em Recife, ficou lotada para a ordenação episcopal do frei franciscano Carlos Eduardo Breis Pereira, presidida neste sábado (07), às 17 horas, pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, acompanhado dos bispos consagrantes Dom José Geraldo da Cruz, de Juazeiro (BA), e Dom José Haring, de Limoeiro do Norte (CE).

Na presença de familiares, amigos, religiosos franciscanos e de outras congregações, a ordenação episcopal de Frei Beto, como é conhecido pelos fieis, aconteceu no dia em que a Igreja celebra solenemente a Ascensão do Senhor, quando Jesus Ressuscitado subiu ao céu, diante do olhar dos apóstolos na Galileia.

O frei franciscano foi eleito Bispo Coadjutor da diocese de Juazeiro, na Bahia, e escolheu como lema de sua missão “Natus est nobis in via – Nasceu por nós no caminho”. Já sagrado bispo, Dom Frei Beto dirigiu-se aos presentes e reverenciou a educação recebida dos pais, José e Marlene, relembrou as comunidades onde serviu e afirmou ser abençoado por ser francisquense (nascido em São Francisco do Sul – SC), franciscano (pelo carisma abraçado) e são franciscano (por trabalhar na região sertaneja do rio São Francisco).

Sem título

Esta foi a primeira vez que Dom Fernando Saburido ordenou um bispo. Para o arcebispo, Dom Frei Beto é comprometido com os pobres, dedicação própria do carisma franciscano, o que vai fazer grande bem à Igreja, sobretudo diante do quadro de desigualdades sociais, defendendo os direitos humanos e promovendo a cultura da vida e da paz. Sobre a celebração, Dom Fernando afirmou que, em muitos momentos, reviveu a emoção da própria ordenação episcopal, há 16 anos. “Impossível não me reportar àquele dia: um profundo comprometimento com Deus e com a Igreja; uma vida entregue ao próximo”, relatou.

Convidados – Dentre os que participaram da celebração, na Basílica, estavam caravanas vindas de diversas partes do país. A dona de casa Fátima Campelo veio com mais 50 pessoas da comunidade Sagrado Coração de Jesus, de Nova Metrópole (CE), primeira missão de Frei Beto após ser ordenado franciscano e onde trabalhou por oito anos. Nas palavras emocionadas de dona Fátima, “foi a maior bênção que já tivemos. Frei Beto costumava dizer que ‘a primeira comunidade nunca se esquece’ e nós também não nos esquecemos dele”, disse.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife