Eleições Municipais 2016 – Cidadão consciente participa da política

“Se quisermos transformar o Brasil, comecemos por transformar o nosso município!”

No dia 8 de setembro de 2016, foi lançado na cidade de Barreiras o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral – MCCE, que tem como objetivo orientar a sociedade sobre o processo eleitoral legal e receber denúncias de crimes eleitorais encaminhando-os para os órgãos competentes.

Após o lançamento do Comitê, a equipe do MCCE tem orientado os cidadãos como denunciar as práticas de crimes eleitorais, de modo simples e rápida, através de aplicativos Android e IOS, como App Pardal e Caixa 2. Além desses aplicativos e possível fazer denúncias através do WhatsApp (77) 9 9808-2328 e do e-mail mcce.barreiras@gmail.com.

Como os dias que antecedem a votação são considerados sujeitos à intensificação de crimes eleitorais, o Comitê se reuniu para avaliar a sua atuação na cidade e definir estratégias para esses dias. Contudo, o MCCE pretende fazer rondas em alguns bairros, para monitorar a movimentação das campanhas e inibir práticas ilícitas. No dia das eleições, tais equipes pretendem combater a chamada ‘boca de urna’, ou seja, o aliciamento do eleitor por parte de outrem.

FIQUE ATENTO: a lei das eleições prevê sanções tanto para o candidato quanto para eleitor que cometer algum crime eleitoral.  Quem for flagrado, será imediatamente denunciado ao órgão competente.

 

9098afa8-b52d-42d1-baf8-9559882a9581

OS 10 MANDAMENTOS DO ELEITOR

 

I – Não deixe de votar
A sua ausência enfraquece a democracia. Se estiver fora do seu domicílio e não for mesmo possível votar, não esqueça de justificar em qualquer local de votação. Se você perdeu o título, não haverá problema, pois você poderá votar com um documento oficial e original de identidade com fotografia que pode ser a carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou até mesmo a reservista. Se não souber o local de votação, basta telefonar ou acessar o site da Justiça Eleitoral para obter esta informação. Se você tiver dificuldades de locomoção, informe o cartório eleitoral para disponibilizar a seção adequada.

II – Não vote contrariando a sua opinião
Não mude seu voto por influência da mídia ou deixando-se enganar por armadilhas publicitárias das campanhas eleitorais. Nem sempre o candidato mais simpático é o mais competente.

III – Não venda seu voto nem o troque por favores
Não só a compra de votos é crime eleitoral, pois o eleitor que vende o voto ou apenas solicita algo em troca do voto está sujeito a pena de quatro anos de detenção.

IV – Não vote para contentar amigos ou parentes
O candidato que é bom para os outros eleitores, nem sempre será bom para você, principalmente se os parentes e amigos trabalharem para algum político.

V – Não vote sem conhecer o programa do candidato e do partido dele
Os candidatos e partidos devem conhecer os problemas da população e ter a capacidade para solucioná-los. Analise se têm condições de cumprir o que prometem.

VI – Não vote sem conhecer o passado do candidato
Com a nova Lei da Ficha “ Limpa”, a Justiça Eleitoral tem sido mais efetiva em afastar os maus candidatos. No entanto, é prudente que o próprio eleitor busque melhores informações acerca da vida precedente dos políticos. A internet auxilia muito nesta busca.

VII – Não vote sem conhecer o caráter do candidato
Ter bom caráter significa viver com moralidade, o que envolve a honestidade, sinceridade, a integridade, a confiança e o comprometimento. Não eleja ou reeleja candidatos sem caráter.

VIII – Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto
As pesquisas podem influenciar quando é muito grande a margem entre o primeiro e o segundo colocado, mas muito pouco entre os tecnicamente empatados.

IX– Não anule seu voto
Ao contrário do que se pensa, a nulidade de mais de 50% dos votos não anula a eleição.

X – Não vote em branco
Voto em branco: o eleitor sabe votar, mas não quer votar ou não tem candidato. É o famoso voto de protesto. O voto branco não vai para o candidato ou partido mais votado.

Voltar