Igreja do Senhor dos Aflitos e constituída Santuário Diocesano

????????????????????????????????????

No último domingo (17), o Bispo da Diocese de Barreiras, Dom Josafá Menezes e o Padre Verneson celebraram Missa na Igreja de Cantinho, na qual foi constituída Santuário.

É de conhecimento geral que no dia 2 de julho de cada ano, são numerosos os fiéis que comparecem a Romaria do Cantinho do Senhor dos Aflitos. Esses fieis enfrentam uma longa caminhada até a Igreja do Senhor dos Aflitos, onde em penitência agradecem as graças alcançadas com rezas, cantos, louvor e muita fé. A cada ano que se passa o número de fiéis aumentam indicando assim o amor de Jesus pelos aflitos.

A Igreja do senhor dos Aflitos foi Constituída Santuário Diocesano de acordo com o decreto abaixo.

“ Decreto de constituição do Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos – no Cantinho

Prot. Nº. 020/2016

Dom Josafá Menezes da Silva, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo Diocesano de Barreiras, a todos quantos este Nosso Decreto virem, saudação e bênção no Senhor!

É de geral conhecimento nesta Diocese de quão numerosos são os fiéis que afluem, sobretudo, no dia 2 de julho de cada ano à pequena Igreja do Cantinho, zona rural do município de Barreiras, às margens do Rio Branco, onde veneram a imagem do crucificado, sob o título do “Senhor dos Aflitos”, segundo a tradição, trazida de Portugal.

De ano para ano tal devoção cresce em número e em fervor, indicando que Jesus de Nazaré tenha escolhido este cantinho para poder manifestar o seu amor preferencial pelos aflitos, chamando-os à conversão, à oração, à penitência e à reconciliação com Deus e com os irmãos.

Os bispos da Diocese de Barra e o meu antecessor, Dom Ricardo Weberberger reconheceram o valor da devoção e trabalharam incansavelmente pela sua organização. A Paróquia de São Sebastião, através de seus párocos, citando somente alguns, Padre Cristiano Mayr, Padre Geraldo Lang e o Padre Iolando Alcântara de Miranda também. Não faltaram as contribuições de líderes da paróquia de São Sebastiao, como Sr. Alberto Lins e Antônio Benício. Reconhecemos também o incentivo dos párocos da Paróquia de São João Batista e de suas lideranças.

Quando chamado o poder público interviu com a infraestrutura para boa manifestação cultural e religiosa do povo de Barreiras e da região.

Para incrementar ainda mais a devoção e consolidar as suas estruturas necessárias, ocorreu-nos conceder a, até agora, Igreja do Cantinho, por tudo que ela representa, o título de Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, a teor dos cânones 1230-1234, com todos os direitos e deveres próprios desta condição.

Com essa elevação, pretendemos, portanto, que sejam intensificadas as ações litúrgicas, as romarias e outros gestos de devoção na atual igreja do Cantinho e que os devotos se animem para construir novas estruturas para a grande romaria anual, mas também, para tornar o Cantinho um espaço de devoção utilizado durante todo o ano pelo povo de Barreiras e da região.

Também o nomeamos para Reitor do novo Santuário, o Padre Verneson Francisco de Souza, também Pároco da Catedral de São João Batista, que o administrará em plena comunhão com o Pastor Diocesano e com uma comissão composta por representantes de diversas paróquias da cidade de Barreiras.

NOTIFIQUE-SE a quem de direito, publique-se e arquive-se.

Dado e passado na Cúria da Diocese de Barreiras, aos 16 dias do mês de abril de 2016.

Esse decreto foi assinado pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes e pelo Vice-Chanceler Padre Onildo Novais Rodrigues.

????????????????????????????????????