Leigos, religiosas, diáconos e padres participaram da Formação Permanente dos agentes de Pastorais da Diocese de Barreiras

“A formação é uma exigência de nossa condição humana. Todos convivemos com limitações. Isto exige de todo o povo de Deus, e de cada um em particular, a busca permanente da compreensão e da vivência da nossa fé.” (CNBB, Doc. 105, n. 233)

Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, foi realizado na Casa de Retiro São Bento em Barreiras, uma Formação Permanente para os Agentes de Pastorais da Diocese de Barreiras. A formação foi assessorada pelo Professor Bruno Tamancoldi, Doutorando em Educação e Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica de Petrópolis.

O primeiro dia de encontro (25) teve como público alvo os Leigos e Diáconos. O encontro teve inicio com a Santa Missa celebrada por Dom Josafá Menezes. Em seguida, o professor Bruno tratou dos seguintes temas: Leigos e o papel de levar a riqueza viva e inesgotável do Santo Evangelho aos meandres da vida social, transformando-a através do testemunho e da ação caritativa inerentes a mensagem de Jesus Cristo e da Igreja; A participação política dos leigos: associações, partidos e conselhos paritários. Além das palestras foi realizado um trabalho em grupo para que fosse refletido o seguinte tema: Qual a chave de um apostolado laical eficaz?.

No segundo dia (26), o encontro teve como público alvo as Religiosas. Os temas tratados nesse dia foram: O leigo nos documentos da Igreja; A ação transformadora na Igreja e no mundo: Duc in altum est – Pescadores de homens – Propondo novos caminhos. Em seguida houve um momento de partilha.

No terceiro e último dia (27), os padres foram o público alvo. Após a oração das laudes o professor Bruno falou dos seguintes temas: O leigo nos documentos da Igreja; Ser Igreja – Discípulos e missionários: O encontro com Jesus; A ação transformadora na Igreja e no mundo: Duc in altum est – Pescadores de homens – Propondo novos caminhos. Também foram apresentados os estatutos dos conselhos paroquiais (Pastoral e Assuntos Econômicos). Houve um momento de partilha no qual foi discutido o tema: Desafios nas relações humanas – Leigos e Clérigos: Diagnóstico e pistas para a solução.

Após os agradecimentos e considerações finais, a formação foi encerrada com uma confraternização.