Pastoral da Juventude realizou a Tarde da Democracia em comemoração a Semana da Cidadania

01

No dia 22 de abril realizamos a Tarde da Democracia, um evento em comemoração a Semana da Cidadania, que é comemorada por todas as pastorais da juventude do Brasil. A Semana da Cidadania tem como objetivo fazer com que a juventude possa olhar para a sua realidade, identificando quais os principais problemas que atingem a sociedade a luz da temática de cada ano. Nesse ano de 2017 temos como tema “Democracia pra quem e pra quê?”, lema “Todo poder emana do povo” (Art 1º, parágrafo único, CF/88) e iluminação bíblica “O fruto da justiça se semeia na paz para aqueles que praticam a paz.” (Tg 3, 18).

02
A partir disso realizamos o evento, iniciando com uma caminhada da Praça Castro Alves até o Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, onde os jovens soltaram seus gritos sobre a situação atual do nosso país e também com cartazes mostraram a população o que queremos de mudanças. Chegando ao parque houve uma apresentação musical com a Banda Blackout, composta de jovens do grupo PJSR, para introduzir a roda de conversa composta por Paula Vielmo, falando sobre Mulher na democracia; Cleyton Emanuel (Profº Preto), falando sobre democracia e das perdas de direito; Gerson Argolo e Ivonilda Andrade, falando sobre democracia na educação; e Wesley Santos falando sobre as lutas da juventude na democracia. E para finalizar a roda de conversa foi realizada uma apresentação teatral, por jovens da pastoral da juventude. Após a apresentação foi aberto um momento de perguntas respondidas pelos integrantes da roda. O evento foi finalizado com o agradecimento da coordenadora da Pastoral da Juventude do Vicariato I Andreia Andrade e com músicas tocadas pela banda Blackout.

03
Esse tipo de discussão fortalece a caminhada dos jovens da PJ, pois assim as bases conhecem melhor sua realidade e podem fazer de alguma forma algo para transformar sua realidade local. A democracia está sendo ceifada da vida do povo e como Jesus Cristo, nós não podemos nos calar diante das injustiças, temos que libertar a vida do povo, para que possam sair das garras da opressão.

Guilherme Matheus
Coordenador diocesano da Pastoral da Juventude