PJ escolhe nova Secretária Regional, no 13º ERPJ

Aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto o 13º Encontro Regional da Pastoral da Juventude (ERPJ), no Regional Nordeste 3, na Diocese de Barra/BA. Com o tema “PJ: Caminhando com esperança no cuidar do outro”, e como lema: “Vivenciar, na mística da Mãe Terra, a cultura do Bem Viver”. O Encontro foi realizado no Centro Diocesano de Formação, na cidade de Barra.

O ERPJ se iniciou com a Mística na noite de sexta, em que houve a acolhida a todos os presentes, feita pelos pjoteiros da Diocese de Barra. Logo em seguida Tiago Medeiros (Coordenação Nacional pelo NE3) e Pilha (Secretário Regional) deram as boas vindas a todos os presentes, os de perto e os de outras Dioceses, também apresentando a programação do encontro.

14115555_1831348807095337_2165217630368686238_o

A Mística do sábado de manhã foi realizada com a colaboração de uma Diocese de cada Região Pastoral presente. Ainda pela manhã, foi iniciada a formação do tema, com a assessoria de Maicelma, natural da Diocese de Jequié, que agora reside em Amargosa. A mesma trouxe as questões relativas ao cuidado, amor ao próximo a Deus e a si mesmo, a partir do tema: “Casa Comum e política do Bem Viver”. Já na parte da tarde, foram dadas as orientações para o encontros que foram feitos em algumas das comunidades próximas ao Centro de Formação. Nos encontros nas comunidades, os jovens de todos os cantos do Regional puderam partilhar ricos momentos com os jovens das bases da Paróquia São Francisco das Chagas, na sede de Barra. A partilha desses encontros foi feita logo na volta aos trabalhos, em que ficou evidente como foram momentos, acima de tudo, de troca de experiências.

Fechando os trabalhos no fim da tarde foi conduzida mais uma mística, por Pilha. Momento marcante foi o da realização da dança circular com a Oração de São Francisco, trazendo uma mística de cuidado do outro, ser humano ou outras criaturas. Na noite de sábado, foi realizada a Noite Cultural, que trouxe inúmeros convidados de diversos grupos culturais da cidade de Barra, muitos dos quais compostos também por pjoteiros. Momentos de diversão e partilha de vida, nunca esquecendo da enculturação no espaço em que estamos.

14199538_1255951374438442_1305315072461592466_n

O domingo se iniciou com a Santa Missa, realizada na Catedral de São Francisco das Chagas. Logo em seguida, foi momento de conversa sobre o espaço da secretária regional da PJ. Devido a diversos fatores, Pilha (nosso secretário eleito no 12º ERPJ) não pode continuar nesse serviço. Fica aqui o agradecimento a Pilha por seu serviço durante este ano, e temos a certeza de contar com sua ajuda no trabalho de evangelização da PJ. Pensando na melhor resolução desta questão, e para o bem da caminhada da PJ na Bahia e Sergipe, a coordenação e assessoria do Regional NE3 conversou com alguns nomes e chegou a uma conclusão quanto ao novo nome para a Secretaria Regional da PJ. E a pessoa escolhida foi a Samantha Gadêlha, da Diocese de Barreiras. Samantha passou pelos vários estágios da vida pjoteira, fazendo parte de coordenações de grupo de base, paróquia, vicariato, diocese e agora regional. A PJ NE3 acolhe a Samantha dizendo que “nós te acolhemos, te damos espaço e caminhamos contigo”.

Também no domingo foi escolhida a sede do 14º Encontro Regional da Pastoral da Juventude, que deverá ser na Diocese de Jequié/BA, entre os dias 8 a 10 de setembro de 2017. Desde já, os pjoteiros da Bahia e de Sergipe estão ansiosos para partilhar estes belos momentos com os pjoteiros da Cidade Sol! Abraço para a PJ da Diocese de Eunápolis, que também se candidatou para sediar o 14º ERPJ. Registre-se também o agradecimento a imensa acolhida da PJ da Diocese de Barra/BA, esperando que este fim semana dê ainda mais ânimo para a bela caminhada da Pastoral da Juventude nessa Diocese.

Fonte: Erik Nascimento, pela articulação da PJ – Região Pastoral 3 / Teias da Comunicação NE3