Retiro Espiritual dos Diáconos Permanentes e Peregrinação à Porta Santa

Aconteceu de 22  à 24 de julho, na Casa de Retiro São Bento, o Retiro Espiritual dos Diáconos Permanentes e Peregrinação à Porta Santa. O Diácono Luciano Lima Santana, da Arquidiocese de Vitória da Conquista veio para orientar o retiro como pregador no qual teve como tema: “ A Misericórdia”.

e0abe8f2-6637-49ae-a369-62669c3332cf

No dia 22, após a acolhida dos Diáconos Permanentes, foi feita a seguinte meditação: “Chamados e enviados para Servir”; no dia 23, após a Liturgia das Horas teve  a seguinte meditação: “O Diácono: Ícone da Misericórdia e da Caridade para uma Igreja em Estado Permanente de Missão”. Em seguida, foi realizada uma Via Sacra, de acordo com o modelo proposto pelo Centro Franciscano de Espiritualidade do Frei José Carlos Corrêa Pedroso: “As mãos da Via-Sacra”. À tarde foi realizada a medicação: “O Diácono: Ícone da Misericórdia na Família e no Trabalho”. Logo mais, após um momento de reflexão individual em “deserto” houve uma “Partilha em Grupo: Dificuldades e Alegrias”. À noite houve a Celebração: “Lucernário e Adoração ao Santíssimo Sacramento” na Capela da Casa de Retiro São Bento, e logo após, foi passado o filme sobre a vida do Beato Dom Óscar Romero de El Salvador, como um dos modelos de Santos da misericórdia.

Retiro

No último dia, 24, o Diác. Luciano dirigiu a Liturgia das Horas – Laudes na Capela da Casa de Retiro e após o café,  houve um momento de “Partilha e avaliação do Retiro”. Da Casa de Retiro São Bento todos se dirigiram para o encontro com as Famílias dos Diáconos Permanentes na Igrejinha de Santa Terezinha, no Centro Histórico de Barreiras, onde o Diác. Luciano conduziu a meditação: “O Ano da Misericórdia com as Famílias” e em seguida todos saíram em peregrinação para a Porta Santa da Catedral de São João Batista, tendo à frente Dom Josafá Menezes, Bispo da Diocesano. Após à entrada pela Porta Santa foi Celebrada a Missa Solene presidida por Dom Josafá com a participação dos Diáconos Permanentes e suas Famílias e do Diác Luciano no serviço da Palavra. Com o término da Missa, deu-se por encerrado o Retiro Espiritual e a Peregrinação dos Diáconos Permanentes e suas Famílias.

RetiroDiácono

Dom Josafá assistiu com os Diáconos o filme de “Dom Romero”, no sábado (23), acima mencionado e no domingo (24), participou da celebração da Liturgia das Horas nas Laudes e acompanhou  o momento de “Partilha”, dando sua bênção.

O Diác. Luciano tem cinco anos de ordenado, ele é Membro do Conselho Regional dos Diáconos Permanentes do Nordeste III e trabalha junto à Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Com informações do Diácono José Roberto Sant’Ana – Diocese de Barreiras