Semana Santa Diocese de Barreiras

Com o Domingo de Ramos (09) deu-se inicio a Semana Santa na Diocese de Barreiras. Nesse dia é celebrada a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Também nesse dia foi realizada a  Coleta da Solidariedade da  CF 2017.

00Catedral São João Batista – Barreiras

Dom Josafá Menezes, Bispo Diocesano, presidiu a Procissão de Ramos na Catedral de São João Batista. Acompanhado pelo Pe. Verneson Francisco, pároco da Catedral, e pelo Diácono da Mata, colaborador pastoral da Matriz de Barreiras, abençoou os ramos e realizou uma bela celebração.

01Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Barreiras
02Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São Desidério

A programação deu continuidade na Quarta-Feira Santa, 12 de abril, onde ocorreu a Procissão do Encontro. Nas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Barreiras e Nossa Senhora Aparecida – São Desidério, um grupo de homens com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e um grupo de mulheres com a imagem de Nossa Senhora das Dores, saíram em procissão pelas ruas das cidades até que se encontraram para juntos fazerem uma reflexão que os chamam para a conversão e penitência.

03Catedral São João Batista – Barreiras
04Paróquia Nossa Senhora Aparecida – LEM
05Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
001Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Tabocas do Brejo Velho
002Paróquia São Gonçalo – Mansidão

Na Quinta-Feira Santa, 13 de abril, o Bispo Dom Josafá presidiu a Missa do Lava-Pés na Catedral São João Batista – Barreiras, onde após a celebração teve Adoração Eucarística.

06Parque Santo Cristo – Barreiras
07Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Lem e Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Tabocas do Brejo Velho
08Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Lem
09Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Catedral São João Batista – Barreiras

Na Sexta-Feira santa, 14 de abril, às 05:30h da manhã, teve início a Via Sacra para o Parque Santo Cristo. Os fiéis saíram em procissão da Catedral São João Batista em direção ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, logo após seguiram em procissão até o Parque Santo Cristo. Em algumas paróquias foram realizadas a encenação da Paixão de Cristo. No período da tarde, as paróquias realizaram a celebração da Paixão de Cristo com a procissão do Senhor Morto. O Bispo participou da procissão do Senhor Morto na Catedral.

10Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Barreiras e Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Tabocas do Brejo Velho
11Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Lem e Catedral São João Batista – Barreiras

No Sábado Santo, 15 de abril, Dom Josafá presidiu a Vigília Pascal no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro juntamente com o Pe. Jocleilson Sebastião, pároco do Santuário. Algumas paroquias realizaram batizados.

12Catedral São João Batista, Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Paróquia Nossa Senhora Aparecida – LEM e Paróquia São Gonçalo – Mansidão

No Domingo de Páscoa, 16 de abril, foi celebrada a Missa da Ressureição. Na Catedral a Missa foi celebrada pelo Bispo. A Igreja estava lotada de fiéis que comemoravam cantando e louvando a Ressureição de Cristo. No final da celebração teve o envio da Bandeira do Divino.

Todas as paróquias da diocese fizeram suas celebrações da Semana Santa, onde puderam vivenciar e sentir através das penitências, orações, celebrações e encenações o grande e verdadeiro amor que Jesus Cristo senti por todos pois, ELE serviu as pessoas e buscou atender suas necessidades deixando assim seu legado de compaixão e misericórdia.