Pastoral da Juventude da Diocese de Barreiras realiza XVIII ADLB

“E há que se cuidar do Broto para que a vida nos dê flor e fruto.” (Milton Nascimento)

Foi inspirado nessa frase que norteamos a organização da XVIII Assembleia Diocesana de Líderes de Base – ADLB que aconteceu na Casa de Retiro São Bento, em Barreiras, no período de 12 a 14 de Fevereiro de 2016. Com a presença de 60 jovens, líderes de grupos de base, juntamente com a coordenação e assessoria diocesana da PJ, nos reunimos em assembleia, para deliberar sobre nossos passos para este ano, receber formação acerca da Dimensão da Capacitação técnica (2º eixo do plano trienal da PJ Diocesana) e eleger a nova coordenação para o período de 2016/2018.
Com a assessoria temática de Pe. Uilson, Eric Gamaliel, Murilo Rebouças e Michelle Vieira, a parte formativa da ADLB aconteceu com roda de conversa, oficinas e momentos de partilha, momentos estes, em que as lideranças dialogaram sobre seus principais desafios e refletiram sobre as possibilidades de melhorarem as ações na base. Durante toda a ADLB nosso coração já sentia o quanto era necessário cuidar cada vez mais dos vários brotos espalhados em nossas comunidades eclesiais.
Novas lideranças chegando com angústias, medos, mas com uma grande vontade de se colocar a serviço por outras juventudes; com tanto anseio em descobrir e fazer o novo acontecer, porque com certeza no caminhar também sentiram o coração arder e se encantaram pela proposta de Jesus, nosso mestre. E também foi com esse encanto, que alguns jovens se colocaram no serviço da nova coordenação diocesana para os próximos dois anos. Após mística de indicação e eleição, Dangelis, Guilherme e Isaac assumiram este serviço e com certeza vão continuar nessa dimensão do cuidado de tantos brotos e também semearão a boa semente em terra boa para que nasçam mais brotos, e que estes um dia pela graça de Deus darão belas flores e frutos para nossa Igreja que é jovem, profética e transformadora em nossa sociedade. Que o Cristo que também é jovem permaneça com a nova coordenação nessa caminhada e que Maria, a mulher do “sim” de coragem lhes inspire sempre. Amém. Axé. Awere. Aleluia.

Samantha Gadelha

(Ex-Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude de Barreiras)