Bispos de todo o Brasil participam da 56ª Assembleia Nacional da CNBB

O encontro tem como temática as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil” e se estende até o dia 20 de abril em Aparecida, São Paulo.

Presente na Assembleia pela 13ª vez desde que foi nomeado, Dom Josafá Menezes falou sobre o primeiro dia de encontro. De acordo com informações do Bispo diocesano de Barreiras, a assembleia começou com uma missa celebrada pelo Dom Sérgio da Rocha, presidente da CNBB; realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. “Na celebração também estiveram presentes os bispos das comissões pastorais da CNBB; que são 12; e aqueles que integram as comissões especiais (as comissões da Amazônia e também a comissão para bispos eméritos). A missa também contou com a participação do Núncio apostólico, que é o representante do papa Francisco aqui no Brasil”, evidenciou.

Ainda no turno da manhã, continuou Dom Josafá; “Todos os bispos foram para o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP) onde fomos recepcionados. No local, Foi introduzida uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e Sírio Pascal. E também recebemos boas vindas do prefeito de Aparecida, Mário Sergio Marcondes, Pe João Batista que é reitor do Santuário Nacional que falou sobre as a recuperação da imagem de nossa Senhora Aparecida”.

Neste ano de 2018 completa-se 40 anos do atentado à imagem de Nossa Senhora Aparecida e o santuário está com uma programação especial para lembrar a restauração da imagem. Segundo Dom Josafá, o episódio foi lembrado pelo reitor do Santuário Pe João Batista. “João Batista falou sobre os 40 anos que a imagem de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado, em 1978 e que foi restaurada, retornando para santuário logo em seguida, e esta é uma data que o santuário comemora”, evidencia.

Em Aparecida ainda teve uma palestra sobre a situação do Brasil; uma analise de conjuntura com a participação de um professor da PUC-SP, Professor Glauco. E em seguida, uma apresentação do tema central da Assembleia Geral dos Bispos, que versa sobre a realidade da evangelização na atualidade. A apresentação foi feita pelo Dom Joel Amado (bispo auxiliar do Rio de janeiro) e falou sobre a evangelização nas cidades e grandes desafios.

Sobre o Encontro dos Bispos

De 11 a 20 de abril, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estará reunida na sua 56ª Assembleia Geral Anual. Todos os bispos católicos “na ativa” do Brasil são membros da Conferência; mas também os bispos eméritos são convidados para a Assembleia e, embora não sejam obrigados, muitos deles participam.

As Conferências Episcopais são organismos colegiados dos bispos de cada país. Em países pequenos ou de poucas dioceses, por vezes, as Conferências congregam bispos de mais de um país da mesma área. Não é o caso do Brasil, que tem mais de 320 bispos ativos e cerca de 150 bispos eméritos. Além da assembleia, os bispos reúnem-se mais vezes por ano nos 18 Regionais da Conferência para tratar de assuntos de sua região.

Mais informações acesse